Review: SFG Soccer Football Fever

Eu nunca fui muito de jogar futebol, na vida real e nos games. Me aventurei em alguns games de futebol de PC e Vídeo Games ao decorrer dos anos, nada que me prendesse a atenção, mais eram divertidos. Futebol é um esporte legal, eu não o amo como a maioria dos brasileiros, mais vejo ele com bons olhos.

Restam poucos dias para a chegada da Copa Do Mundo, a necessidade de contribuir com este evento mundial que agrada a várias pessoas veio pesando em mim. Provavelmente em busca de algo que no mínimo fizesse-me dizer um pouco sobre o futebol e a chegada da Copa Do Mundo, eu descobri SFG Soccer: Football Fever.

SFG Soccer: Football Fever é um game de futebol desenvolvido pela a empresa canadense de um homem Stir Fry Games e distribuído pela a Blitz 1UP. O SFG Soccer: Football Fever apenas para custar, é a versão para Windows do já disponível na Xbox LIVE Indie Games SFG Soccer. No windows o game da Stir Fry segue o mesmo rumo da versão de XBox 360, claro, existem diferenças notáveis entre as duas, todavia a essência do game original continua na versão para Windows.

Talvez diferente de todos os games de futebol que você tenha jogado, em SFG Soccer: Football Fever você encarna um jogador sem limites e cabeçudo. O game possui um conceito sem compromisso em relação aos grandes games de futebol e boas doses de diversão.

A jogabilidade em SFG Soccer: Football Fever funciona muito bem em ambas opções de controles, teclado e mouse. Sim, é possível jogar futebol no mouse. Eu realmente não conheço nenhum game de futebol para PC que possua jogabilidade atravez do mouse (caso exista sinta-se a vontade em me dizer nos comentários). No teclado a jogabilidade fluí naturalmente e assemelha a dos grandes games do gênero, mais quando o mouse entra em cena é como se uma nova forma de jogar futebol fosse oposta, as coisas se tornam complexas e os resultados dos chutes passam a ser mais precisos. Presenciei as duas jogabilidades, e embora jogar no mouse seja uma experiência inovadora para um game de futebol, eu me senti mais adaptado ao teclado, não que no mouse problemas venham a incomodar, é que vale ressaltar a questão de gosto e adaptação com este tipo de comando.

Boas partidas são concebidas ao jogador, neste percurso temos a disposição: chutes padrões, passes de bola, cabeçalhos e até pontapés de bicicleta. Fazer gols é a coisa mais divertida de um game de futebol, SFG Soccer: Football Fever me ajudou a quebra meu recorde de gols em uma única partida (ultrapassei os dez no modo fácil… aê, aê!!!). A cada gol uma mesma música de funda (muito engraçada) aparece para incorpora o clima de gratificação, além disso, você também poderá interagir com o personagem que fez o gol com os próprios comandos de jogo. Aperte uma tecla e sua comemoração anima-se rapidamente a sua escolha. Algo que eu senti falta ao fazer um gol foi um sistema de gravação, o game mostra o replay do seu gol, porém não grava. Em games de futebol é comum a existência desta função, e puxa… eu queria muito mostra meu gol de bicicleta.

Livre de limites e frescuras presentes no atual futebol, fazer uma falta aqui e ali é normal e aceito para os dois lados, nem linhas laterais o game possui, o que significa que você não precisara se preocupar ao jogar a bola para fora (não existe um “fora”, digo isto apenas para acrescentar a ausência de regras do tipo).

O game possui três modos de jogo: exposição, prática e carreira. O modo exposição é aquela partida rápida, o prática, por motivos óbvios é o lugar número um para os novatos no game, já o carreira, talvez o mais conhecido por todos os tipos de jogadores, é aquele cujo objetivo principal se resumi dele. Ao iniciar o modo carreira você se depara com a criação de um time, após este passo caminhado levá-lo a primeira divisão dos campeões é o maior caminho a percorrer. Para tal realização o game possibilita personalização de personagens, adição de atributos de habilidade adicionais que são conquistados a cada partida bem sucedida, se possível, com a maior quantidade de gols realizados. A evolução dos seus jogadores ocorre em um sistema de níveis estilo RPG, é ele que determina sua quantidade de atributos destinado as habilidades e te classifica nas divisões.

Gráficos e efeitos sonoros não é bem algo que possa ser aprofundado na escrita, altamente apropriados para o game, alguns poderão ter receios em relação aos detalhes gráficos e sonoros, algo normal, mais para melhor compreender se isto é um incomodo ou um agrado para você, abaixo eu coloquei algumas screens e um vídeo gameplay oficial para melhor compreensão do game em geral.

Screenshots

Trailer

Esporte nos indie games é um gênero com pouquíssima atenção, vê-lo se expandindo com boas criações repletas de elementos divertidos e criatividade é gratificante para todos os lados. Nunca acreditei no futebol em um indie game, pelo menos não até jogar SFG Football Fever. O game não é apenas mais um game divertido e descompromissado, é a passage para futuros games de futebol no mercado independente (mercado este que eu pensava ser dos desenvolvedores brasileiros).

Você pode comprar SFG Football Fever em um dos sites abaixo:

Blitz 1UP (£5,99);
GameStreamer FlagShip Store ($9.99);
Stir Fry Games ($6.99).

Caso queira testar o game antes de abrir o bolso, aqui você pode fazer o download da versão demo.

Nota: 8/10

Deixe um comentário

