Review: Swarm Arena

A Dedication Games, pequena desenvolvedora indie de um homem, o Simon Galle, publicou recentemente no Steam Swarm Arena, seu primeiro game comercial . O game, classificado em gênero como um shooter de arena, utiliza organismos e células como base para o seu conceito único — este que eu até então jamais tive a oportunidade de apreciar.

Confesso que não sou exatamente um fã de shooters de arena, ainda mais indie, joguei poucos e dos que joguei não lembro de nenhum que realmente me ofereceu uma experiência memorável para eu utilizar como comparação neste post (ou algo parecido). Swarm Arena, um game extremamente simples de ideia genial, é sem dúvida o melhor shooter de arena que eu possa ter jogado nestes últimos dias, tudo neste humilde game criado por Simon acontece propositalmente sem complexidade, a experiência apenas fluí e todo game funciona, e o melhor, perfeitamente.

Para entender mais ou menos como funciona os princípios que formam toda a jogabilidade envolvida, é necessário dizer que a sua função em arena estar voltada ao controle de um organismo mãe e suas diversas células — caracterizadas em efeito neon bastante luminoso. O organismo mãe é inutilizado para fins destinados ao combate, tendo efeito em arena como algo a ser protegido e focado no controle dos seus derivados, no caso, as células. As células, sua defesa e ataque, quando posicionada para defesa, defende seu organismo, só que, existe um porém um pouco complexo que envolve as células, estas apenas serão controladas pelo o organismo se o mesmo estiver sob proteção de um tipo de círculo, que além de acabar protegendo o seu organismo, é essencial para o controle das células. O círculo funciona como um controlador de células em sua maior utilidade, atravez dele todas as células matem-se controladas, não dominadas, fique claro isto, pois o círculo dispõe de uma redução de tamanho conforme o tempo utilizado e as células quando posicionadas para ataque tornam-se difíceis de domina caso não existe uma noção de precaução.

Os combates proporcionados em arena é o que faz o game brilhar de verdade, as células se agrupam transformando-se em uma arma de destruição incrível se bem dominadas, é tão impactante dentro dos combates que o game se torna um pouco perplexo ao frenético. Meio que elaboradas e executados como ondas, as células passam este pensamento ao jogador. E tudo se opõe fascinantemente aos olhos e ao entretenimento pessoal, dificilmente você não vai se ver envolvido em toda aquela atmosfera meia galáxia e orgânica.

Por Swarm Arena ser um shooter de arena, é um tanto quanto obvio que ele utilize elementos arcade para a melhor oposição de finalidades a serem realizadas como, por exemplo, a contagem de pontos, que funciona atravez do Steam Leaderboards para estender a motivação em quebrar recordes nos jogadores (ou pontos, como chamados no game). Ganhar pontos é provavelmente o único objetivo sobrevivente após o game ter sido completamente finalizado, e isto infelizmente é um ponto negativo, porque o game acaba oferecendo muito a curto prazo. Inicialmente existem alguns modos, e estes estão disponíveis apenas online na opção “The Path” no menu de opções, que nada mais é do que o famoso modo campanha. No modo “The Path” há diversas alternativas de jogo, caso uma delas seja selecionada você decide entre os respectivos objetivos para serem realizados, quando realizados são destacados como completos e uma nova conquista (achievement) será desbloqueada, isso se seu feito nos determinados objetivos tiver surtido efeito ao pedido da devida conquista, claro.

Algo que eu apreciei bastante ao lado de dois dos meus primos foi o multiplayer no mesmo PC, este foi bem trabalhado, e mesmo sendo do tipo “battle” um pouco pobre, não deixa de ser divertido em nenhum instante. Para expandir ainda mais a diversão, existem alguns dos existentes em outros modos power-ups (ou quase isso), não exatamente de uma forma convencional, mais parecida e menos explorada.

Swarm Arena é um game único, extremamente divertido e atrativo. Realmente foi uma surpresa para mim desfrutar de um shooter de arena como este. Se você gosta de shooters de arena, Swarm Arena pode sim ser uma compra muito bem-vinda, todavia vale ressaltar que ainda não existe uma demo disponível no Steam, o que acaba te levando a um arisco de investimento caso o game infelizmente não venha a agradá-lo. Portanto, pense com cautéla no assunto, mais pense bem, Swarm Arena é AWESOME!😉

COMPRE SWARM ARENA NO STEAM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s