Review: Air Forte

Quando conheço ou jogo games movimentados em temas educacionais a maioria destes sempre passam aquele receio duvidoso, talvés por acabarem deixando de lado o essencial, a diversão — já que é denominado um game, diversão é apenas o primeiro caminho para o sucesso. Muitos games de foco educativo acabam se voltando completamente para as finalidades educativas sem o tempero principal, e isso acaba acontecendo na maioria das vezes e aos montes no mercado, especialmente no mercado de games brasileiros, onde eventos e concursos promovidos pelo o governo insistem em requisitos educativos que no fim possam retratar temas educativos os quais todos vivenciam nas escolas o tempo inteiro.

Blendo Games, desenvolvedor de alguns games de pequeno porte gratuitos e também de dois games atualmente comerciais, o Flotilla e o Air Forte. Resolveu aprofundar-se em novos patamares criando Air Forte, um game educacional sobre matemática, vocabulário e geografia realmente divertido. A proposta, controlar um aviãozinho sobrevoando o céu azul cheio de nuvens que será seu novo cantinho de estudos e fonte de uma nova forma de aprender os princípios básicos dos números, países e palavras.

O modo “aventura”, apresentado no estilo de um livro de histórias infantil, é aonde tudo começa. Existe um mapa que aparece a cada desafio completo e nele você pode conferi seu percurso estabelecido ao decorrer de cada desafio. Os desafios no modo aventura são realizados em categorias, a primeira é relacionada aos números múltiplos de  2 ao 12 da matemática; a segunda, verbos, substantivos e adjetivos do vocabulário; e a terceira, países dos continentes que caracterizam a geografia mundial. Entre os restantes modos disponíveis, temos o modo praticar — obviamente onde você aperfeiçoa seus conhecimentos, e os desbloqueáveis modos “desafio” e “infinito”.

A forma de gameplay adotada em Air Forte é básica como toda a proposta do game, com um aviãozinho controlável pelo mouse, teclado ou controle, você realiza a movimentação deste no céu em meio aos obstáculos representativos do respectivo desafio sendo jogado. Ao controlar seu aviãozinho você estará sujeito a direcioná-lo nas flutuantes peças necessárias para completar o desafio, as peças representam aquilo que o desafio requer, como por exemplo, os números múltiplos, você só pode direcionar seu aviãozinho nas peças que contem um verdadeiro número múltiplo, caso acidentalmente ocorra uma colisão com um número não múltiplo, seu aviãozinho é destruído e automaticamente adicionado novamente no game, não exatamente totalmente recuperado, mas dentro de uma bolha que dificulta a movimentação do aviãozinho por alguns instantes. Os outros desafios funcionam praticamente da mesma forma dos números múltiplos, todavia com diferente elaboração de peças para torna as categorias mais distintas umas das outras.

Algo muito interessante no game é a possibilidade de jogar com até quatro pessoas simultaneamente, e o melhor, com alternativas variadas de controlar o aviãozinho, atualmente o mouse, teclado e controle são acessíveis. O mouse possibilita a movimentação mais complexa e possui um sistema de análise de percurso, o teclado e o controle é o meio mais simples de controlar o aviãozinho, requerendo a velha e tradicional utilização das direcionais de ambas alternativas de movimentação.

Outro detalhe que faz da experiência em jogo ainda mais divertida é a soma de pontos a cada peça coletada, o que acaba tornando-se realmente divertido quando você está jogando com uma ou mais pessoas, brigando de maneira saudável pela a melhor quantidade de pontos conseguidos. Existe inclusive um online high scores e local high scores para aumentar ainda mais aquela indispensável vontade de superar recordes.

O game segue um bom ritmo de qualidade visual como também sonora, o visual é bonito, bem resolvido e acima de tudo relacionado ao estilo do game, os sons — mesmo retirados de um canal de sons prontos específico e pago, atendem muito bem ao que se passa no game e não falham no charme próprio que o game têm no seu conceito educativo.

Existem algumas falhas aqui e ali, nada drástico a ponto de interferir na qualidade e no poder aquisitivo do game, porém alguns problemas nos controles e especialmente na jogatina repetitiva após um período eu tenho que deixar em destaque.

Se procura um game com temas educativos interessante, divertido e por um bom preço, Air Forte pode sim vir a ser um bom negócio, mas deixo claro que o game está disponível apenas em inglês, e isso pode incomodar aqueles que não disponham de conhecimentos básicos do ingês, por outro lado, ajudar estes a compreender um pouco mais o idioma dentro de temas educacionais.

COMPRE AIR FORTE PARA PC E MAC NO GAMERSGATE ($14.95 USD)

COMPRE AIR FORTE PARA PC E MAC NO STEAM ($9.99 USD)

— — —

EXPERIMENTE AIR FORTE PARA PC AQUI

EXPERIMENTE AIR FORTE PARA MAC AQUI

Um comentário em “Review: Air Forte”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s